Depressão Kristin
A depressão Kristin que atingiu Portugal na madrugada de 28 de janeiro, causou um rasto de destruição, principalmente, nos distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém.
Porém, o distrito de Castelo Branco, também, ficou bastante afetado. Por conseguinte, nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Exército de Salvação – Corpo de Castelo Branco levou a cabo um levantamento das necessidades das famílias que se encontram em aldeias isoladas, na periferia do mesmo.
Foram identificadas famílias a necessitar de alojamento, as quais estão atualmente a ser acompanhadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, e pessoas em situação de risco devido à falta de eletricidade, como o caso de pessoas dependentes de aparelhos de oxigénio que foram imediatamente encaminhadas para o hospital.
A Freguesia de Santo André das Tojeiras sinalizou várias pessoas que necessitavam de apoio imediato e estabeleceu uma rota. Rota, essa, que foi dividida entre a Câmara Municipal e o Exército de Salvação.
Após o levantamento das necessidades, o Tenente Telmo Dias, Oficial Dirigente do Corpo de Castelo Branco, entrou em ação com a entrega de cabazes alimentares e sopa, a diversas famílias.
Tiveram, também, oportunidade de identificar que uma das maiores necessidades, atualmente, é a reconstrução de telhados danificados. Após ouvirem as famílias, surgiu a ideia de adquirir lonas para cobrir os telhados, até ser possível iniciar a reconstrução, uma vez que, com a chuva intensa, se torna muito difícil realizar obras.
Recentemente, o Corpo de Castelo Branco, teve conhecimento de que no Município da Sertã (a cerca de uma hora de Castelo Branco) estão a solicitar equipas de voluntários e lonas. Neste sentido, o Tenente Telmo irá visitar o local para averiguar a possibilidade de prestar apoio.
Juntos, Servindo o Próximo
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |







