Alerta

Joomla\CMS\Filesystem\Folder::create: O caminho não pertence aos caminhos open_basedir.

Notícias do Exército de Salvação

Fotografias com História - O Exército de Salvação em Portugal - 2

Escrito a .

fotografias com historia exercito de salvacao portugal

Após o reconhecimento oficial, o Quartel Internacional enviou os Majores Carl e Maria Eliasen (Brasil) como os primeiros Chefes do Comando. Os Eliasen chegaram a Portugal em 28 de Janeiro de 1972, juntamente com os seus 3 filhos.

O conflito com o grupo inicial do Porto tornou-se insanável, o que levou à sua separação definitiva. Contudo, deste grupo, os irmãos António e Margarida Lobão ficaram fieis ao Exército de Salvação e deram continuidade ao trabalho no norte do país.

Os Eliasen preocuparam-se então em estabelecer a obra na capital, abrindo o primeiro Corpo em Lisboa, no bairro da Picheleira, e alistando os primeiros soldados no dia 1 de Julho de 1973, a tempo de celebrar o Dia dos Fundadores. Deste grupo, Maria José Leitão seria enviada para o Colégio de Cadetes em França, tornando-se assim na segunda oficial portuguesa (e a primeira de Lisboa), aquando do seu comissionamento em 19 de Junho de 1977, em Paris. No mesmo Dia do Fundador de 1973 foram também alistados os primeiros jovens-soldados. Entretanto, para apoiar os Majores Eliasen, chegaram do Brasil os Capitães Hartmut e Olga Liedtke.

Major Alberto Serém

Fotografia 1: Alistamento dos Primeiros Soldados – 1 Julho 1973
Da esquerda para a direita: Maria José Leitão (Serém), Adelaide Grangeia, Carlos Silva, Alexandrina Miguéns, Teresa Grangeia (Tavares).

fotografias com historia exercito de salvacao portugal

Fotografia 2: Alistamento dos Primeiros Jovens-Soldados – Celebrando o Aniversário do Corpo Juvenil – 1 Julho 1973
Da esquerda para a direita, fila da frente: Major Carl Eliasen (Chefe do Comando), (???), Nuno Matos, Cristina Grangeia, Vítor Matos, (???), (???); Fila de trás: Manuel Mata, Isabel Grangeia, Ângelo Ferreira, Gabriela Santos, Vítor Ferreira e Capitão Hartmut Liedtke (Oficial Dirigente).

Imprimir